Se locomovendo em NY - metrô



Agora em relação ao metrô, eu peço muita calma nessa hora! Pegue o mapa e veja as zilhões de linhas, sentidos, trens, direções e etc. Eu tive que aprender errando. E agora acho que aprendi. Pelo que sei, todos erram na primeira vez naquele mundo subterrâneo.

Eu queria de qualquer forma conhecer a Grand Central Station, então fomos a pé até lá, eu minha mãe e irmã. O plano era chegar até o Museu de História Natural que estava na direção nordeste da estação, ou seja, iríamos precisar fazer umas trocas de linha. Depois de nos deliciarmos na estação que é linda de viver, fui direto ao guichê de informações pedir instruções, o mapa por si só não ajudou muito.

Compramos o Metro Card que dá direito a viagens para até 4 pessoas. Você pode comprá-los nas máquinas ou nos guichês, se sentir dificuldade. Depois abastecemos o mesmo para que as 3 fizessem a viagem apenas de ida. Algumas linhas paralelas são ligadas pelos trens chamados Shuttles (S), era nosso caso, precisávamos sair da Grand Central e irmos para Times Sq num desses trens. Até aí tudo certo, saímos da linha verde bandeira e chegamos na vermelha.

Da vermelha tínhamos que pegar a linha azul que nos levaria até o museu (tecnicamente 2 estações). No deslocamento de metrô é preciso se ligar basicamente em duas direções:

Uptown: direção norte.
Downtow: direção sul.

Na mesma plataforma vão passar trens da mesma linha (cor) e a única diferença são essas duas palavrinhas mágicas que só entraram na minha lógica depois de ter ido na direção errada umas várias estações (me senti a corda, na brincadeira 'Cabo de Guerra'). Os trens não têm nomes, apenas letras e cores, e nem mostram para que estações estão seguindo. Esses são os maiores motivos de erros, principalmente para quem fez o college nos metrôs da Alemanha e Paris.

Bom, conseguimos descer na estação de conexão com a linha azul. Nessa mesma linha, exatamente, existiam os trens (A, E, C) todos indo nas direções up e downtown. Dois deles iam na direção do Museu (uptown), o C e o A. Fui para plataforma mas a dúvida reinava: qual dos dois pegar? Qualquer um? A ou C? Avistei um grupo de meninas papeando e sem hesitar perguntei se eram de NY, todas eram e uma me disse que para chegar ao Museu qualquer um dos dois serviam, inclusive sugeriu que eu pegasse o A que chegaria primeiro (também é possível ver o tempo de espera até o próximo trem). Eu agradeci e fiz justamente isso. Passa estação, passa estação e passa uma estação bem bonitinha com desenhos de animais nas paredes e uma inscrição gigante "Museum of Natural History" e o trem passou super-mega-blaster batido. Ptz! Pra onde estamos indo? Olhei mais uma vez para o mapa para tentar descobrir qual era a nova novidade daquele raio de metrô. Depois de 5 estações sem parar, e quase chegando no Bronx, eu vi no mapa que dentro daquela linha azul o trem A parava em algumas estações e o trem C, a mesma coisa. No caso peguei justamente o que não parava no Museu. Damm! Que menina mais tonta aquela que me ensinou, gente! Tá vendo, até quem é de lá troca as bolas.

Foi legal porque como fomos bem longe, pudemos ver ao vivo aquelas estações feias, nojentas e cheias de ratos nos trilhos envolvidos no esgoto. O dark old side da New York. Depois de mais de uma hora (provavelmente) no mundo underground nova-iorquino chegamos ao Museu, ufa! Mas valeu super a pena porque ele é tri-fantástico (ele o museu, claro). Poxa agora ficou tudo tão mais claro pra mim...rsrsrsrs.



Comentários

  1. Tadinha de vcs!!! Mas deve ter sido divertido!!!

    ResponderExcluir
  2. Cabeçona...foi demais, teve uma hora que só eu e a Adriene sacamos que estavamos perdidas, minha mae acha ate hoje que fizemos tudo certinho...


    huhauhahuauhauhauahhau

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

As praias de Ibiza

Tauá Resort Alexânia: vale a pena ir?

Zoo Luján de Buenos Aires: a pior coisa para se fazer na vida