A mágica das férias formais




É engraçado mas todo mundo me pergunta que raio de esquema eu faço para sempre ter tantos dias de férias durante o ano. Pode até parecer, mas eu não trapaceio não! Eu tenho que confessar que ser servidora pública ajuda bastante. Por ano eu tenho direito a 30 dias de férias que posso dividir em até 3 vezes. 

É tudo uma questão de planejamento, e não falo para ser psicopata e planejar todas as horas do seu dia. Um plano simples do seu ano já está de bom tamanho. A partir desse contexto de dias livres, que a propósito me são dignos pela querida lei-mãe 8.112, eu faço uma arquitetura danada pra tentar usá-los com grande sabedoria. 

Geralmente eu chego de uma viagem já de olho na próxima. Em questão de segundos monto uma planilha eletrônica imaginária na cabeça com as variáveis ‘férias’ e ‘dinheiro’, e assim começa tudo. As dicas são: tentar agendar vôos noturnos (a impressão é que as horas dentro o avião e para chegada são menores) quando o destino não for muito longe, porque chegar cansado nas férias é vacilo; viaje na sexta mas só comece suas férias formais na segunda e na volta, termine suas férias na sexta e volte ao trabalho só na segunda-feira (se pensar bem, fazendo só isso você já ganha 4 dias adicionais no seu roteiro); outra dica é tentar marcar suas viagens coladas em algum feriado, eles existem para serem usados mesmo.

O olho é tão grande que só tenho tido a genial mania de voltar de viagem no domingo e já ter que ir trabalhar na segunda. É uma canseira daquelas! É maldade com meu corpo, mas ele tem que ir entrando nos eixos mesmo. Se você for mais molengão, melhor não se sacrificar e marcar o retorno para sábado mesmo. O calendário deve ser seu melhor amigo. Estude cada possibilidade dentro daquele mês.

Comentários

  1. huahhuahuahu isso também acontece comigo ! Todo mundo pergunta como faço pra sair tanto de férias, mas sou normal, por ano tenho 30 dias mais do que suados (e merecidos) !

    ResponderExcluir
  2. Voltar virado de férias e trabalhar depois é muito ruim ! Em 2007 cheguei de manhã cedo no aeroporto, só tomei um banho em casa e fui direto trabalhar, depois de 2 dias virado. Fiquei umas 60h acordado...sinistro !

    ResponderExcluir
  3. hehehe...mas Alex, confessa aqui que férias esse ano só no ano que vem!

    ResponderExcluir
  4. Desse jeitoooooo!!! heheehhehehe.. fiz isso esse ano... minhas férias "formais" começaram na segunda e terminaram no sábado.. ganhei 3 dias muiiito bem aproveitados!!! E deixei 10 dias pro final do ano!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

As praias de Ibiza

Tauá Resort Alexânia: vale a pena ir?

Zoo Luján de Buenos Aires: a pior coisa para se fazer na vida