Cayo Bolivar, na Colômbia





Um dos passeios mais fantásticos que já pude fazer numa viagem, sem sombra de dúvidas, foi em San Andres na Colômbia. O passeio maravilhoso em questão é para a ilhota, que no Caribe são chamadas de "cayo", de Cayo Bolivar. 

Quando for pesquisar, vai perceber que esse é um dos passeios mais caros de todos, tipo uns U$ 110 por pessoa. Entretanto, não deixe que isso te desanime, porque valerá cada centavo essa experiência. 

Na época que fui, apenas 2 empresas faziam o serviço, por isso era muito importante reservar o passeio com antecedência pois há limite diário de pessoas.

De uma maneira geral as duas empresas saem juntas do pier, fazem todo trajeto juntas e retornam juntas também no fim do dia. A diferença está no serviço, uma mais barata, conhecida como "Los Piratas" e outra mais cara e mais arrumadinha. 

Estávamos hospedadas no Hostel El Viajero e pedimos para que fizessem a nossa reserva. Não sabíamos dessas diferenças e só descobrimos na hora que estávamos na empresa mais barata. Deu tudo certo no final, mas hoje eu optaria em fazer o mais caro. 

O passeio inclui a ida para a ilha numa lancha rápida, passando pela ilha do farol e depois chega em Cayo Bolivar. É all inclusive de comida e bebida, aliás alguns passeios lá são assim. A gente fica o dia todo e no fim da tarde fazemos um mergulho de snorkel no lado superior onde está a vegetação (ver foto) com um dos guias - aconselho levar seu próprio equipamento. 

Resumindo, foi um dia incrível porque o lugar é muito bonito e a praia tem essa cor maravilhosa padrão "Polinésia Francesa". 

O almoço é feito com os peixes que eles vão pescando na lancha durante o deslocamento. Eles também disponibilizam lanches e bebidas a vontade nos coolers, ou seja, leve umas comidas na bolsa caso tenha restrições alimentares.

Diferença entre as empresas: estrutura da lancha rápida, almoço e infra de guarda-sol durante o dia. O Los Piratas era mais fraquinho em relação a essas coisas, ficamos improvisando sombras com nossas cangas e as palmeiras beira mar, e a comida também deixou a desejar. Eles, assim como a outra empresa, literalmente, montam um acampamento para cozinhar e para que realizemos as refeições. Em compensação eram bem divertidos e animados. 

Resumindo: não deixe de ir, leve muito protetor solar, equipamento de mergulho, comida, canga e uma câmera phoda para tirar as melhores fotos da viagem. 

Atualização de 2020: Pelo que andei pesquisando, a ilha de Cayo Bolivar encontra-se temporariamente fechada para passeios para recuperação dos corais. Infelizmente o mal uso dos turistas acabou ocasionando o fechamento do local para que a natureza se recupere. Vamos torcer para que logo as coisas estejam melhores e que seja implantado o turismo consciente e sustentável. 


Cayo Bolivar - Colômbia                Viagem: 2014 (setembro)





Leia Também: 

Bogotá, na Colômbia





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As praias de Ibiza

Tauá Resort Alexânia: vale a pena ir?

Zoo Luján de Buenos Aires: a pior coisa para se fazer na vida