Falsos Brasileiros




É muito engraçado, mas tem gente que lembra que é brasileiro só quando viaja ao exterior. Gente que enxerga as qualidades do seu próprio país quando está conversando com pessoas extrangeiras, que por sua vez idolatram o Brasil. Ainda têm coragem de só falar mal, criticar e sempre valorizar o jardim dos vizinhos. Gente essa, que me dá nos nervos. Que tira minha paciência. 

Eu já tive oportunidade de conhecer outros países e culturas e posso dizer com total propriedade que o Brasil é um país e tanto. Além das questões econômicas que não vou entrar no mérito agora, existem quesitos menos financeiros e mais culturais que fazem uma diferença absurda. Aliás, são independentes dos variantes 'pobreza' e 'riqueza'.

Para você entender onde quero chegar, vou escrever um comparativo entre o Brasil e alguns países:

No Brasil... Por aí...
As pessoas que trabalham em restaurantes e lanchonetes usam luvas, guardanapos e tentam ter o mínimo de salubridade no preparo dos alimentos. Na Alemanha vi essas pessoas preparando comidas com a mão, sem nenhum cuidado com a higiene.
Pessoas que trabalham com preparo de comida não trabalham no caixa. Na Alemanha, a mesma pessoa que preparava a comida com as mãos fazia o manejo do dinheiro.
As louças dos restaurantes são devidamene lavadas. Na França, os copos são apenas mergulhados na água quente. Chegam à mesa com as marcas da sujeira.
A maioria da população toma pelo o menos um banho por dia. Na Europa, a média é de 1 banho por semana.
Qualquer garçom dá aulas de simpatia e cortesia. Na França, eles podem ser extremamente mau humorados e rudes.
Existem regras de respeito aos não-fumantes. Na Europa, quem não fuma é motivo de estranheza. Fumam em todos os lugares.
Você paga se quiser os 10% dos serviços. Na Europa, é uma regra. Se não deixar é quase um pecado. Em NY, os taxistas podem até te xingar.
É o povo mais alto astral e as pessoas mais sensuais/sexy do mundo. Os árabes e ingleses são considerados os piores amantes.
O sistema trabalhista é humano e beneficia os trabalhadores. Na maioria dos países o ritmo de trabalho é escravizador e praticamente não têm benefícios.
Os resultados das eleições saem em menos de 24h horas após as eleições. Nos EUA, os votos sofrem contagem e recontagem comprometendo até a credibilidade do pleito.
Nós temos uma relação afetiva com nossa família. Nos EUA, as pessoas mal falam com os próprios pais. E quando eles ficam idosos, precisam contratar alguém para servir de cia.
Não precisamos ser ricos para viajarmos e até sairmos do país. Em vários países, pessoas com o nosso padrão de vida, não podem se dar ao “luxo” de fazer viagem internacional.
Temos um clima amistoso e praias paradisíacas. Muitos países sofrem com terremotos, furacões, vulcões e etc.
 

Claro que existe o outro lado, dos pontos negativos. Não estou tentando mascarar isso. Apenas levantar algumas qualidades que obviamente saltam aos olhos. Por incrível que pareça, tem muita gente ignorante que faz questão de exaltar a Europa, os Estados Unidos (dentre outros) e detonar o Brasil, não conseguem valorizar o próprio país. Para mim, é gente pequena. Admirar um determinado país gringo não torna obrigatório o auto-desmerecimento do país onde você vive e que te dá todas as oportunidades de ter essa “vida boa”.

Comentários

  1. é isso aí.... Precisamos MESMO dar mais valor ao nosso País! E acho que conhecer os outros países ajuda e muito nessa "tarefa"... infelizmente não sabemos dar valor ao que temos sem antes conhecer algo pior ou perder...

    ResponderExcluir
  2. Algumas coisas me fizeram achar graça, como por exemplo:

    *Pessoas que trabalham com preparo de comida não trabalham no caixa.
    *Dá um pulo na ZL ou ZS e vai ficar surpreso, pegam a comida, cobram e não lavam as mãos quando saem do banheiro.

    ** Existem regras de respeito aos não-fumantes
    **O que faltam são regras de respeito ao fumante, o tabagismo existe e é grande no Brasil, não adianta fazer leis como se não existisse, e não me fale mal de quem fuma pq eu não bebo e nem por isso sou contra quem bebe e trabalho de bicicleta e respiro o chumbo do escapamento dos carros.

    ***O sistema trabalhista é humano e beneficia os trabalhadores.
    ***Hã ?? salário mínimo 800,00 é respeito a q ?

    ****Os resultados das eleições saem em menos de 24h horas após as eleições.
    ****Realmente é muito rápido, nos EUA, Canadá e Europa eles dizem que o resultado aqui no Brasil sai 1 dia antes da eleição(ironia). O sistema de urnas eletrônicas é facílimo de fraudar, pesquise a respeito teve até um garoto que fraudou, denunciou o esquema na PF e sumiu, ele disse que fazia parte de um grupo com dezenas de fraudadores.

    *****Não precisamos ser ricos para viajarmos e até sairmos do país.
    *****Não sei que parte desses países vc conheceu mas na europa ou na América do Norte até um carteiro passa férias em outro país. Na Europa é comum pagar U$25 por uma passagem aérea para o outro canto do continente em promoções mensais. O brasileiro está viajando muito para outros países pq o turismo interno está praticamente impraticável com hoteis 3 estrelas mais caros que 5 estrelas em outros países, sai mais barato 7 dias em Cancum do que 3 em Natal.
    Colega, sei que nosso país tem maravilhas inigualáveis, um povo bom, solidário, amistoso e acho que as melhores mulheres do mundo mas não vamos tapar o sol com a peneira pq estamos muito longe de ter uma qualidade de vida descente aqui. Hoje mesmo lí no UOL que a Petrobrás
    tem uma dívida de 300 bi e fica difícil entender como uma empresa que lucra 10 bi por ano consegue ficar devendo alguma coisa e não se trata de investimentos pq ela está pagando a dívida com suas ações em um ritmo que já se fala que ela é provavelmente a primeira estatal nacional que pertence a investidores de outros países (ironia). Milhões de pessoas vivendo de bolsas disso ou daquilo sem nenhuma chance de progresso na vida mesmo pq se recebem essas bolsas o governo tira das estatísticas de desempregado e mantém o desemprego baixo com essa maquiagem. Mas vamos continuar lutando dia a dia por um país que seja melhor. Tenho orgulho de ser brasileiro mas não uso viseiras.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

As praias de Ibiza

Tauá Resort Alexânia: vale a pena ir?

Zoo Luján de Buenos Aires: a pior coisa para se fazer na vida