Caso: Copa Airlines e a loteria dos infernos do overbooking

 Da Série: Cuidado na Estrada!


Esse relato vai diretamente para as pessoas que vão viajar para alguma das Américas com a cia aérea panamenha Copa Airlines, principalmente, nos voos que fazem escalas no famigerado aeroporto da Cidade do Panamá. O aeroporto em si é um querido, com super lojas e boa infra justamente porque acaba sendo o destino de praticamente todos os voos dessa companhia. As minhas passagens por esse aeroporto foram em viagens que fiz às ilhas do Caribe (Cancún e Aruba) e Miami.

O que acontece em praticamente toda troca de escala da Copa é o odioso/temido/lazarento overbooking. Sim, vc tá lá pleno e ansioso para chegar na praia e recebe uma chamadinha no serviço de som. Vai atrás pra saber o que houve e te avisam que não tem lugar pra você no avião e que você vai ter ir no próximo voo (que geralmente é no dia seguinte) e dane-se seus planos e reservas. Detalhe: mesmo que vc tenha feito check-in online antecipado e ter efetuado a compra da passagens com anos de antecedência. Ah, e isso pode acontecer tanto na ida como na volta e sem critério nenhum (vi grupos sendo divididos sem choro nem vela). Ou seja, é uma baita loteria dos infernos!

Nas vezes em que "dei sorte" (em todas, menos no episódio de Aruba) eu vi passageiros desesperados com a notícia ali no balcão de embarque, muito estresse, briga, discussão e tudo que se tem direito. O que a cia aérea faz? Simplesmente oferece a quem tem assento a oportunidade de ceder o lugar em troca de $250 e hospedagem na Cidade do Panamá (que inclusive gostamos) para viajar no voo do dia seguinte. Uma vez cheguei a cogitar para aproveitar a oportunidade de conhecer um lugar novo. Caso tenha interesse nisso, fica a dica! Só deixar uns dias a mais de férias pra tentar conseguir esse "bônus" na volta pra casa (é praticamente certo que vai rolar essa oferta no seu voo também). 

Voltando à história, saímos de Brasília para Aruba com escala no Panamá. No check-in em Brasília, pegamos os bilhetes dos dois voos, porém o trecho do Panamá-Aruba não trazia o número dos assentos (Alerta!!!!) e o atendente desconversou dizendo que o sistema dele não estava permitindo a marcação mas que a equipe do aeroporto do Panamá faria isso sem problemas. Nós, tontos, acreditamos. 

Chegando lá, antes de irmos ao balcão pedir a marcação, fomos anunciados no serviço de som. Fomos até lá e recebemos essa informação de que não tinha lugar para a gente no voo. Sim, direto e reto. Eu entrei em pânico, pois estávamos com diárias de hotel e carro pagos lá em Aruba. Como assim íamos perder isso? Como assim íamos perder um dia de nossas sonhadas férias na praia? A situação foi piorando à medida em que os outros passageiros foram recebendo essa mesma informação. O caos começou a reinar ali com a falta de profissionalismo e organização da cia aérea (que faz overbooking de praxe, pra quem não sabe, é a venda de bilhetes acima da capacidade do avião). Ninguém sabia dar informações claras para resolver os problemas. E a partir dali virou guerra entre os "rejeitados" para uma lista de espera. A última esperança de embarque era a desistência de algum passageiro com assento ou de alguém perdesse a escala vindo de algum lugar.

Isso foi acontecendo a conta gotas. Eu já estava emocionalmente desestabilizada com aquela cena de guerra (e olha que sou uma capricorniana muita racional e prática). Comecei a chorar junto com a galera que também já estava chorando...hahaha...efeito manada on! No fim das contas, ficamos eu, Math e mais duas mulheres por último (alguns desistiram e aceitaram "perder" o voo). E pra nossa sorte, e azar de quem perdeu a escala, conseguimos embarcar. Fomos os últimos lobos solitários entrando no avião completamente lotado e já preparado para voar em busca de assentos para sentar. Pense na adrenalina!

A parte boa foi finalmente chegar em Aruba na data planejada, a parte ruim é que nessa brincadeira, não colocaram minha mala no voo. Mas essa é uma história para um novo post, assim como a nossa volta para casa dessa viagem passando pelo terrível aeroporto do Panamá (sim, teve mais treta). 

Dicas: 
- Faça o check-in online dos voos na hora exata em que estiver disponível (pode ser que aumente suas chances de evitar o problema. Se bem que no nosso caso não evitou);
- Não saia de Brasília sem os bilhetes de todos os voos que vai pegar impressos e com os assentos marcados (é mais fácil fazer barraco no seu país em português do que lá em espanhol);
- Considere que ou vai ter problema de overbooking ou vai ficar sem mala, então, faça uma mala de mão pensando nisso (coloque mudas de roupas, itens essenciais de higiene, biquini e etc); 
- Considere que vai ter problema de overbooking na ida (não tem o que fazer, apenas se preparar mentalmente e aceitar "perder" o primeiro dia da viagem e suas reservas. Nesse caso, é bom já rascunhar um email/mensagem para o hotel e agência de carros avisando do ocorrido para que não cancelem sua reserva inteira. Se realmente acontecer você envia para todos) e na volta (deixe pelo o menos dois dias de férias sobrando para não se prejudicar no trabalho);
- Só compre passagens envolvendo a Copa Airlines e o aeroporto do Panamá se não tiver outra opção;
- Boa sorte desde já!

Pensa que esse foi o único estresse da viagem? Mal podíamos esperar pela chegada em Aruba e a volta pra casa...



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