Aruba, no Caribe (parte 2)

Voltamos a nossa querida Aruba (veja o relato da nossa primeira experiência aqui). Não era segredo que desde sempre ficamos numa vontade louca de voltar por todos os motivos que eu já enumerei no primeiro post. Sabe quando rola uma paixão à primeira vista com uma cidade? Então pense na felicidade de voltar agora com nossa família e nosso baby Theo.

O resumo da viagem dessa vez seguiu a mesma lógica da primeira, não exploramos a face norte da ilha, especificamente o Parque Nacional Arikok, que é um rolê mais selvagem, de aventura e etc. Optamos pela versão caribenha-mar-azul-turquesa mesmo. Para quem curte, fica a dica. Dá para contratar passeios com carros 4x4, quadriciclos, visitar ruinas e grutas, etc.

Dessa vez o arrependimento foi não ter conjugado uma viagem para Curaçao que fica do ladinho. Entretanto, isso implicaria em mais dias de férias e money. Apesar de muito próximas, a logística de passar de uma ilha a outra não é muito amigável e demanda tempo (envolve avião), além disso Curaçao é bem maior que Aruba e exige mais dias de roteiro.

AÉREO
Voamos novamente pela Copa com aquele frio na barriga de dar ruim como na primeira vez. Infelizmente a opção mais viável para chegar em Aruba foi com eles naquele mesmo esquema da escala no Panamá. Compramos assentos em todos os 4 voos (só pra garantir né) e ainda disponibilizaram o despacho de 1 mala de 23kg por pessoa. Até 2 anos os babys vão no colo e pagam apenas uma taxa de embarque. Como mala de mão, levamos a bolsa dele, uma térmica com itens alimentícios e o nosso carrinho que é portátil e foi dobrado na cabine.

Para nossa sorte, dessa vez deu tudo muito certo. Sem problemas de overbooking, sem atraso, sem mala perdida, sem voo perdido...Só teve uma mudança de horário de voo na madruga, e ainda rolou um ótimo atendimento via telefone antes da viagem para tirar dúvidas.

VIAGEM EM MAIO E JUNHO
Em 2019 fomos no fim de junho (20 a 28/06) e encontramos um clima de muito calor, pouco vento e água morna no mar. Tudo na medida certa! Era um clima muito confortável.

Em 2022,  fomos no fim de maio e começo de junho (27/05 a 03/06) e e encontramos um clima de muito calor, vento mediano e água mais fria no mar. Também era um clima muito confortável.

ALUGUEL DE CARRO
Novamente alugamos carros para ficarmos livres e cumprir nosso roteiro rodando pela ilha (pelas praias, restaurantes, compras e supermercado). Não precisa investir em carros muito caros e luxuosos. A direção automática e o ar condicionado são os essenciais. Como estávamos em 9 pessoas + Theo, pegamos 3 carros por conta das malas, mas no dia a dia 2 eram suficientes. Contratamos na Jay's Car Rental, uma empresa local. Chegamos lá e não tinham os 2 carros na categoria que pagamos, nos deram uns menores com preço mais baixo. Um estava puro cigarro, o outro estava ok.

CADEIRINHA DE BEBÊ
O uso da cadeirinha não é obrigatório em Aruba, como tivemos uma péssima experiência de alugar carro com a cadeirinha em Alagoas, resolvemos não usar com Theozinho que estava com 1 ano e 2 meses. O deslocamento mais distante que fizemos foi para Baby Beach.

HOSPEDAGEM
Ficamos novamente em Palm Beach, a praia onde estão os grandes resorts e que na rua de trás tem shoppings (Palm Beach Plaza Mall e o Paseo Herencia Mall), lojinhas e uma extensa rua de restaurantes (ótimo pra fazer tudo a pé). E nos hospedamos de novo no Holiday Inn Resort Aruba Beach & Cassino, dessa vez pelo Hotel Urbano (nossa primeira experiência e deu certo. Ufa!), sem a opção de all inclusive por conta do nosso estilo de vida. O Math é vegano e acha no Super Food (supermercado local) trocentas opções de itens veganos que não tem no Brasil, além da maioria dos restaurantes ofertarem cardápios veganos. Não valia muito a pena pagar all inclusive ou café da manhã. Vale ressaltar que os restaurantes de Aruba são espetaculares, eu pensaria 2x sobre a opção de contratar o all inclusive e ficar preso e refém dos restaurantes do hotel.

Os preços estão altíssimos por conta do valor do dólar. Conseguimos preços mais "pagáveis" (não baratos) contratando tudo com 9 meses de antecedência (sim, somos psicopatas).

RESTAURANTES
Como eu disse, os restaurantes de Aruba mandam muito bem. Dá pra comer de tudo, tipo tudo mesmo. Frutos do mar, veganas, celíacas, carne de boi, porco, frango, massas, saladas...

Para alguns dos restaurantes é legal se programar e fazer reservas ainda do Brasil. Tipo o Faro Blanco Restaurant (um italiano perto do Farol Califórnia perfeito para o pôr do sol), o Passions on the Beach (um pé na areia em Eagle Beach que também tem uma vista perfeita do pôr do sol).

Nos outros que fomos, não reservamos e não houve problemas para arrumar mesa. Claro que se você for mega organizado, vale a pena garantir (principalmente dependendo do fluxo de pessoas na ilha).

Outros que fomos: Cuba’s Cookin’ (um cubano perfeito no Renaissance Marketplace que fica no centro de Oranjestead), nesse mesmo shopping comemos no Casa Tua Pizzeria (eles também estão em Palm Beach), Bugaloe* (restaurante/baladinha que fica no De Palm Pier em frente ao Riu Hotel), Eduardo's Beach Shack (uma lanchonete naturebinha com opções veganas ou não muito gostosa que fica em Palm Beach na areia do Playa Lida Hotel), Eduardo's Hideaway (esse é um restaurante estritamente vegano que fica num plaza mais ao norte), Pelican Nest Restaurant* (fica no Pelican Pier em frente ao Holiday In Hotel), Smokey Joe's Island Grill* (fica na rua de comércio atrás do nosso hotel e é famoso pela ribs com barbecue), The Lazy Turtle Aruba (fica dentro do shopping Passeo Herencia), Big Mamma Grill (em Baby Beach), Rum Feef Cocktail Bar & Grill (também em Baby Beach e com infra de piscina).

Além desses, rolou muito Wendys, que eu sou apaixonada, e Burguer King que tem o hambúrguer vegano do Math (inclusive quando fomos para Baby Beach).

Em todos esses que citei tinha opção vegana, menos nos que estão com asterisco.

PRAIAS E PASSEIOS
Estivemos nas principais praias, Palm Beach do nosso hotel, Eagle Beach para jantar e tirar fotos nas árvores Fofoti (não são Divi Divi), Arashi Beach (ficamos na sombrinha de uma árvore mas tem palapas públicas, opção de aluguel de cadeiras/esteiras e uma restaurante/bar), Magel Halto (ótimo para mergulho de cilindro ou snorkel), De Palm Island (passeio de 1 dia com all inclusive e atividades de banana boat, snorkel com peixes azuis lindos e gigantescos, aula de dança, flamingos, parque aquático para crianças e toboáguas para adultos) e estivemos duas vezes em Baby Beach porque ela (e nós merecemos) - pra mim é a melhor praia de Aruba. Tem palapas públicas, árvores com sombra, opções de aluguel de cadeiras/esteiras e dois restaurantes excelentes.

Recomendo fazer o passeio para De Palm Island com a opção de ir com seu próprio carro até o píer de saída que fica pertinho de Oranjestead. Assim você tem mais tempo para aproveitar a ilha.

Em Baby Beach recomendo ir pelo o menos duas vezes. Numa delas, almoce no Big Mama (comida muito boa) porém não tem ducha de água doce (nem pagando) - levamos umas garrafas do hotel e deixamos no carro pra dar um banho expresso no Theozinho. Na outra, almoce no Rum Feef que não tem carne vermelha mas permite acesso à piscina com uma vista linda da praia.

COVID-10
Aruba se preparou bastante para lidar com a pandemia. Foram muito organizados. Para entrar, precisamos comprar um seguro saúde obrigatório do governo Arubiano de U$ 15 dólares específico para covid (o Theo não precisou). Pela ilha, raramente tinha gente de máscara. Já nos aeroportos e aviões elas eram obrigatórias.

Preenchemos na semana do embarque o formulário de imigração, ED Card, e no fim fizemos a compra do seguro por passageiro. Faça logo para evitar essa burocracia no avião/aeroporto (veja aqui os demais documentos que foram necessários).

Para voltar ao Brasil não foi necessário fazer nenhum teste de Covid.

Sempre pesquise que tipo de documentos e comprovantes estão sendo necessários na época da sua viagem. Essas coisas variam demais e não dá para vacilar.

PRAIA COM BEBÊ
Em breve farei um relato específico de como foi essa recente experiência.

Resumindo: Aruba continua sendo tudo aquilo que descrevi no primeiro post. Alugue um carro, leve uma bolsa térmica e pessoas queridas, não economize nos dólares e comece a passar protetor solar 1 semana antes de ir (o sol torra legal).