Como tirar o passaporte de crianças/bebês

 


Não esqueça que mesmo que sua viagem seja para algum destino internacional, que não exija visto, seu filho(a) vai precisar ainda assim de um passaporte (a menos que seja para um país do Mercosul em que apenas um RG/Certidão de Nascimento são necessários). Sempre consulte essas informações com antecedência.

Caso não tenha viagem em vista, não compensa tirar o passaporte pois o mesmo, apesar de funcionar como um "RG internacional", tem data de validade. Tirar para vencer na gaveta, não dá! Porém, caso a viagem seja para um local que exija o visto, tipo EUA, o passaporte emitido será necessário para realizar todo o trâmite.

Para solicitar o passaporte do pequeno(a) siga esse passo-a-passo: 1. Preencha o Formulário de Solicitação de Passaporte no site da Polícia Federal;
2. Com o protocolo gerado, pague a GRU no valor de R$ 257,25 e espere pela compensação bancária;
3. Faça o Agendamento Eletrônico no Posto de Expedição do Passaporte;
4. Vá ao Posto de Expedição no dia e horário agendados com o Protocolo, a Guia GRU e o comprovante de pagamento impressos.

Para consultar ou cancelar o agendamento clique aqui.

Demais documentos necessários no dia do agendamento: certidão de nascimento da criança e foto impressa e colorida no tamanho 5x7 (sem data e de fundo branco) e documento de identificação com foto dos responsáveis (usamos nossos passaportes).

Foi muito rápido, em cerca de 20 min resolvemos tudo lá, demorou mais para estacionar do que qualquer outra coisa (fizemos na Delegacia de Polícia de Imigração ao lado do aeroporto de Brasília).

Eu vi uns blogs ensinando técnicas para tirar a foto do baby, mas sinceramente, acho que só é válido fazer a foto em casa se ele for muito bebezinho e nem firmar o pescoço (daí a foto vai ter que ser com ele deitado num lençol branco e amarrado num charutinho). Se seu filho já for maiorzinho, como o Theo que estava com 1 ano e 6 dias, leve nessas lojas de fotos mesmo. Eu levei e não durou 5 min para fazer a foto e ter uma aceitável.

Observação: será necessária a presença, além do baby, de ambos os pais no dia agendado.

A validade do passaporte dependerá da idade do baby:

Menores de 1 ano = validade de 1 ano
Entre 1 e 2 anos = validade de 2 anos
Entre 2 anos a 3 anos incompletos = validade de 3 anos
Entre 3 e 4 anos incompletos = validade de 4 anos
Entre 4 anos completos e 18 anos incompletos = validade de 5 anos
Maiores de 18 anos = validade de 10 anos

Também deverão escolher uma das três opções de liberação de viagem da criança:

1. O titular, enquanto menor, está autorizado pelos genitores, pelo prazo deste documento, a viajar apenas com um dos pais, indistintamente. (Autorização restrita - autorização de viagem impressa no passaporte) 2. O titular, enquanto menor, está autorizado pelos genitores, pelo prazo deste documento, a viajar desacompanhado ou apenas com um dos pais, indistintamente. (Autorização ampla - autorização de viagem impressa no passaporte)

3. O titular, enquanto menor, dependerá de autorização, na forma da lei, para viajar desacompanhado ou apenas com um dos pais, indistintamente. (Necessária apresentação de autorização de viagem ao embarcar)

Você pode preencher com antecedência o Formulário Padrão de Autorização de Expedição de Passaporte para Menor refente a uma das 3 opções acima que escolher (imprima e leve preenchido) ou pode deixar para preencher lá na hora.

Pense com carinho nessas opções, levando em consideração principalmente a segurança da criança e não só na facilidade e praticidade da sua vida.

Iniciei o procedimento e paguei a GRU no dia 03/03, no dia 04/03 consegui fazer o agendamento para o dia 29/03. No dia 07/04 estava em posse do passaporte. Resumindo, o trâmite todo durou 36 dias aqui em Brasília.

Eu escolhi esse dia tão distante para fazer o agendamento para que ele tivesse completado 1 ano e assim já entrar na regra da validade por maior tempo.

Além de preparar toda documentação da criança para viagem e assim evitar qualquer dor de cabeça (minha mãe já passou uns apertos no aeroporto pois não tinha feito a autorização de viagem do meu pai e quase perdeu o voo), é importante pesquisar se o destino exige também:
- Algum tipo de visto (que deve ser solicitado com antecedência ou no próprio aeroporto);
- O Certificado Internacional de Vacinação tipo com a clássica febre amarela (que atualmente é uma dose única pra vida toda);
- O teste negativo de covid;
- Ou qualquer outro tipo de exigência burocrática.

Veja aqui como solicitar o Certificado Internacional de Vacinação para você e seu(sua) filho(a).


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As praias de Ibiza

Tauá Resort Alexânia: vale a pena ir?

Zoo Luján de Buenos Aires: a pior coisa para se fazer na vida