6 Coisas que aprendemos em viagens em grupo

"Humm is always better when we're together..."

Viajar em grupo pode ser a experiência mais fantástica da sua vida e, de uma hora para outra, transformar sua mala numa mochila de soldado e te jogar - sem paraquedas - no meio de uma guerra fria. Eu já escrevi várias vezes sobre a importância de levar a(s) pessoa(s) certa(s) para o local certo. E isso independe do relacionamento que vocês estabeleçam no dia-a-dia, em se tratando de viagens é outra história....outra história cheia de detalhes, limitações e etc. Táticas de guerrilha à parte, eis as 6 coisas que aprende-se viajando em grupo:

1. Princípio da Reciprocidade
Cuidado com a ditadura e por mais que você esteja muito animado com algo na viagem, respeite as condições físicas do seu companheiro. Pode ser o seu pé machucado no outro dia, ou sua coluna vertebral fazendo um "S" durante a caminhada. Então, respire fundo quando algo te incomodar e lembre-se que o outro dia, é um outro dia.

2. Companheirismo
É bacana viajar acompanhado e realmente saber que ali existe uma parceria, seja para ir naquele museu, para pedir aquele prato, desistir daquele passeio ou ficar até aquela hora na balada. Saber ser companheiro é ótimo e ainda nos dá prazer em valorizar algo que para nós não significa nada, mas para o seu amigo já vale por toda viagem.

3. Democracia
Sim, se antes não se fazia presente na sua vida, lá na viagem vai fazer. A democracia é regra para a convivência social, apaziguamento das múltiplas ideias e diretriz para a rápida solução de conflitos. A voz do povo será a voz do guia!

4. Cumplicidade
Quando a viagem dá totalmente certo na relação entre você e seu amigo, algo muito importante existirá entre vocês e que vai ser levado para vida toda: a cumplicidade. Ele vai sacar no ato quando algo não te agradar ou quando algo realmente for a sua praia, certamente vai até te estender a prancha. É uma ótima oportunidade de fortalecer as amizades.

5. Lidar com a TPM
Viagens com mulheres e homens, tanto faz, vão inspirar TPM's em todo mundo em algum ponto da viagem, fato. Você vai aprender que, ou você se tranquiliza e engole a fase critica do seu amigo ou você se tranquiliza e engole (ponto final).

6. Valor na Amizade
Uma coisa ótima de viajar em grupo é perceber nos menores detalhes o quanto é bom ter amigos para poder partilhar de momentos tão marcantes em nossas vidas, tais como a própria viagem. Dá gosto investir nas relações e cultivar as energias positivas.

Fora a lista de "princípios", existe também a lista menos formal como:

Você poderá contar com alguém para...

...tirar suas fotos,
...segurar sua bolsa e casaco na hora do banheiro,
...te emprestar grana quando você estiver "desprevenido",
...rachar as contas de restaurante, hotel, táxi e etc,
...te ajudar a escolher o vestido melhor,
...ficar na fila do caixa para você,
...levar na mala coisas que não couberam na sua,
...ter a paciência de escutar 300x a mesma história e rir junto contigo,
...chamar sua atenção para algo que passou desapercebido,
...ser testemunha de algum fato,
...olhar as coisas enquanto você dá um mergulho no mar,
...ser o seu "freio" no momentos mais intensos,
...ter um colo para deitar nos deslocamentos,
...dividir as responsabilidades com você,
...tornar a viagem inesquecível.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As praias de Ibiza

Tauá Resort Alexânia: vale a pena ir?

Zoo Luján de Buenos Aires: a pior coisa para se fazer na vida