Como solicitar o Certificado Internacional de Vacinação da criança/bebê



Antes de sair de casa é preciso checar qual a documentação que o seu destino de viagem exige. Lembre-se que isso vale até para os países em que serão feitas apenas escalas.

Segue as dicas de como solicitar o Certificado Internacional de Vacinação (CIVP) tanto para você quanto para sua criança/bebê. 

Para descobrir que países exigem o Certificado acesse o CIVNET da Anvisa. Entre, também, em contato com a cia aérea pela qual irá viajar e peça orientação sobre a necessidade de estar com o CIVP e de quais vacinas irá precisar para a viagem em questão. 

A vacina mais básica e solicitada por outros países é a febre amarela. Hoje a dose da sua vacina é única e vitalícia. As crianças a partir de 9 meses já precisam do documento. 

Nesse link é possível conferir os países que exigem a vacina da Febre Amarela. 

Você pode tomar a vacina gratuitamente em uma UBS do SUS e a aplicação deve ser feita pelo o menos 10 dias antes do embarque. 

O calendário vacinal dos bebês prevê a aplicação da vacina da febre amarela aos 8 meses. 

Se você tem um certificado antigo, com data de validade expirada ou vitalícia (meu caso), o site diz que para a vacina de febre amarela não é mais preciso renová-lo pois desde 2014 a OMS reconheceu que uma dose da vacina oferece imunidade para a vida toda.

Para maiores dúvidas, acesse o site da Anvisa

Solicitando o Certificado Internacional de Vacinação (CIVP) via internet

1. Tome a vacina;
2. Acesse o site https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-o-certificado-internacional-de-vacinacao-e-profilaxia;
3. Clique em "Iniciar";
4. Crie uma conta para login no site Gov.br (eu cadastrei meu filho usando o CPF dele e o meu email);
5. Preencha os campos de dados pessoais e anexe a foto do comprovante de vacina; 
6. O pedido irá para análise;
7. Imprima o Certificado que será enviado para o email cadastrado; 
8. Assine-o;
9. Coloque na capinha junto com seu passaporte. 
10. Boa viagem! 

Atenção: A Anvisa pede até 10 dias úteis para enviar o resultado da análise. Então se organize, principalmente, em relação à data da viagem. O processo todo, de enviar a solicitação e receber o PDF do certificado por email, levou 4 dias (feito em março/2022).

Resumindo: mesmo que a sua viagem hoje não exija o Certificado e nenhum tipo de vacina, eu acho muito válido fazer a solicitação do mesmo, inclusive com a vacina da febre amarela. Coloque o certificado na capinha do seu passaporte e fique tranquilo nas próximas viagens. Hoje, dá um trabalho muito mínimo fazer todo trâmite, em pensar que antigamente tínhamos que ir pessoalmente num posto da Anvisa. 


Leia também: 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As praias de Ibiza

Tauá Resort Alexânia: vale a pena ir?

Zoo Luján de Buenos Aires: a pior coisa para se fazer na vida