Copa do Mundo 2014 - Brasil
Imprescindível escrever sobre essa experiência que vai ficar registrada até meus últimos dias na terra. Fui voluntária da copa do mundo 2014, na cidade-sede Brasília e mal consigo encontrar palavras para descrever todos os sentimentos.

Eu sempre quis participar de algum evento como a Copa, cheguei a me inscrever no programa de voluntariado do Pan do Rio de Janeiro mas acabei tendo que recusar a chance por não conseguir concluir a entrevista individual no Rio.
Pensando na Copa, me inscrevi no voluntariado da Copa das Confederações em 2013 para adquirir experiência e facilitar minha entrada no programa do ano seguinte. Deu certo.

Ao longo dos trinta dias de competição o Centro de Midia permaneceu aberto para abrigar todos os profissionais de midia (impressa, rádio, TV, internet, etc) de todo mundo.
Tivemos a sorte de conviver com 60 voluntários da área de mídia que impressionantemente era composta por pessoas vindas de várias partes do Brasil e do mundo. Tinha muita gente de Goiânia, Minas Gerais, São Paulo, e até colegas que vieram, especialmente para o trabalho, do Japão, Alemanha, Costa do Marfim, Portugal, Paraguai, Costa Rica, Colômbia e Irã. Preciso descrever a delícia que era chegar para o trabalho no estádio? Foi tão bom que cheguei a ir em dias que teoricamente não tinha escala.
![]() |
Placas de orientação no Estádio Nacional |
Pudemos fazer parte de várias atividades essenciais tal como a divulgação das listas de escalação, estatísticas de jogo, distribuição de tickets para fotógrafos e jornalistas que fizeram a cobertura dos jogos no campo e na Tribuna de Imprensa, realização das Coletivas de Imprensa nas vésperas e dias de jogos (MD e MD-1), participação nos reconhecimentos de campo pelas seleções participantes e da zona mista para entrevistas com os jogadores, posicionamento de fotógrafos no campo nas execuções de hinos, etc.
![]() |
Ônibus do Brasil chegando para o jogo Brasil x Camarões: "Preparem-se o hexa esta chegando" |
Foi o máximo ter feito a cordinha dos fotógrafos no jogo da Argentina x Bélgica (quartas de final), ter participado da coletiva de imprensa com o Felipão e Thiago Silva para o jogo do Brasil x Camarões, ter ficado na tribuna de imprensa nos jogos da Colômbia x Costa do Marfim, Brasil x Holanda (3° lugar), ter assistido do estádio Portugal x Gana, e presenciar no dia a dia a participação de pessoas com notório reconhecimento da televisão e do futebol.
Vista do campo da Tribuna de imprensa
Fotográfos em campo no jogo Argentina x Bélgica
Adorei conhecer todos, colecionar os copos da Coca-cola, ganhar os pin para congestionar o cordão da credencial, ver o entusiasmo da chegada dos torcedores no estádio, os hinos nacionais que arrepiavam todas as vezes que eram executados, os gritos, olas e músicas de incentivo aos jogadores, os sorrisos de cada um que sabia da importância de estar ali naquele momento. Amei compartilhar momentos inesquecíveis para qualquer fã do futebol e apaixonado pelo Brasil. Sem falar na parte de, pelo o menos, poder ver a Alemanha sendo tetra campeã em cima da Argentina no Maracanã. Foi lindo...realmente estavam todos num só ritmo.
![]() |
Voluntários Media Centre - Estádio Nacional - Brasília |
A única vontade que fica é de Rússia em 2018!!!Valeu Brasil! #acopadascopas
Comentários
Postar um comentário