Comidinhas para levar em viagem com bebês/crianças

 


De maneira prática, irei listar dicas de opções de comidas para levar em viagens, sejam elas feitas de carro ou avião. 

Meu critério para entrar na lista foi: fácil de armazenar, transportar, conservar, descascar e comer, não faz muita sujeira, é saudável e simples de fazer em casa. 

Já fica a dica também para usarem o aplicativo Desrotulando. Basta ler o código de barras dos produtos ou pesquisar por nome/marca para ver o quanto eles são saudáveis ou não. Eu mesma tô viciada nele.

Observação: as dicas que estou dando são para crianças na faixa etária do Theo, tipo 1 ano. Sempre pesquise se essas opções são válidas para seu filho(a) levando em consideração o estágio em que ele se encontra na questão alimentar em termos de ingredientes, temperos, texturas, risco de engasgo, etc. O app BLW Brasil pode te ajudar nisso. 


PAPINHAS DA VOVÓ
Apesar de o nome ser papinha, eu me preocupei em ver que são refeições em pedaços. Tem vários sabores e o mais legal é que como são potinhos de vidro embalados a vácuo, não precisam ser conservados com refrigeração (só depois de aberto). Isso significa que dá para levar na mala despachada numa boa e sem trampo. Outra coisa massa é que são comidinhas de verdade, orgânicas, naturais, sem conservantes e ainda têm opções veganas e sobremesas.


COMIDINHAS CONGELADAS MI PETIT

Essa empresa é de Brasília e faz comidinhas congeladas em que os ingredientes são dispostos lado a lado, e não tudo misturado. É uma boa opção, porém será necessário pensar na logística de conservação refrigerada. Eles inclusive preparam um volume bonitinho para mala com cartinha em inglês e tudo.


PAPINHA ORGÂNICA PAPAPÁ 
Esse estilo de papinha nessa embalagem pouch é muito prática para o dia a dia, então imagine numa viagem. O Theo mesmo aprendeu muito rápido como funciona e agora já come sozinho. É ótimo porque não precisa refrigerar e como a porção acaba logo não precisamos quebrar a cabeça para refrigerar depois de aberto. Eu gosto dessa marca pois misturam uns ingredientes que dão mais sustância e não só frutas. 



PAPINHAS NESTLÉ / PIC-ME
Na mesma pegada, tem opções mais baratas das papinhas de frutas nessas embalagens pouch. As da Nestlé, dessa linha saudável, você encontra nos mercados e a Pic Me, você vai achar no site e em algumas outras lojas tipo Alô Bebê.




BISCOITO DE ABÓBORA E MAÇÃ DA PAPAPÁ
Esse biscoitinho é muito massa, pois além de ser ótimo para dentição ainda é muito prático pois a embalagem é feita de 2 em 2, ou seja, a gente abre e já são consumidos, daí não corremos o risco do pacote ficar aberto e os demais biscoitos murcharem. Alias, eles são muito crocantinhos. O Theo aprovou demais. 


BISCOITO DE ARROZ
Esse foi o primeiro biscoitinho que demos ao Theo e ele na hora curtiu. Também são fáceis de transportar e recomendo ir guardando o pacote num plástico ziplock para preservar a crocância. Especificamente eu gosto dessa marca pois ela não contém sal e a dá para achar nos mercados mais básicos.  



BISCOITO DE TAPIOCA DA FHOM
Recebi a dica desse biscoito mas ainda não consegui achar para comprar (ainda não fui atrás de verdaaade). Me parece mais uma ótima opção para viagens pois a embalagem é tipo de barrinha de cereal além de ser vegano, orgânico, sem lactose e glúten e etc. 


UVA PASSA / CRANBERRIES
Eu sabia que os babys de umas amigas eram loucos por uva passa. Esperei o Theo fazer pelo o menos 1 ano para oferecer sem ter o risco de engasgo (ainda hoje a gente supervisiona). Ele simplesmente ama, e não pode ver o pote que já fica apontando. Esse vai já pra mala de mão (e também é super fácil de achar no seu destino). Ele também experimentou cranberries nessa mesma pegada e curtiu (elas são menos doces um pouquinho maiores). Dica: tente achar em embalagens com ziplock. 




MIRTILO (BLUEBERRY)

Essa frutinha, apesar de cara, é muito massa de levar em viagem pois só precisa ser lavada, ocupa pouco espaço e o Theo ama. Também é fácil de achar no destino. Já pra bolsa! Descobri a fazenda de mirtilo Ouro Azul, em Brasília, que faz delivery e tem um preço mais camarada para nossos pobres bolsos brasileños. 

Compre aqui.


PETA E BISCOITO DE POLVILHO
Esse é o clássico da bolsa dos babys, eu mesma amo. Porém, diante de tantas opções saudáveis vou segurar um pouco a onda em relação às petas e biscoitos de polvilho porque geralmente tem muito sal. Acho que cabe colocar um pacotinho no fundo da mala de despacho pra qualquer emergência.

PIPOCA DE SAGU
Essa pipoquinha é uma boa opção para os babys com menos de 2 anos que não podem comer a de milho por risco de engasgo. A gente faz na panela em casa mesmo, tipo a tradicional. Depois que estouram, tem que tirar as que não viraram pipoca e tá pronto. Também acho super fácil de providenciar, transportar e oferecer. Só que acho bem perecíveis, logo ficam murchinhas. 


CASTANHA DE CAJU
Ainda não ofereci castanhas inteiras porque o Theo só tem 1 ano, mas se seu filho tiver mais de 4 anos elas são ótimas opções. Taca num plástico ziplock e segue o baile. 




FRUTAS DESIDRATADAS
Essas são opções também muito viáveis para viagens pois são fáceis de armazenar, carregar e consumir. Além de não precisar de refrigeração. Tem uma galera que tem a máquina de desidratar em casa, eu não tenho (ainda não tenho essa cultura de consumir frutas secas) mas dá para achar nos mercados.
 



CUSCUZ
Quem é fã do pote térmico pode optar em levar um cuscuz caseiro, eu confesso que tenho zero experiência nisso pois não comemos em casa. De qualquer forma, queria muito aprender para oferecer ao Theo.

 

BOLO DE BANANA DE MICROONDAS NA CANECA
Esse bolo eu amo porque é super fácil de fazer e o Theo ama. É uma super dica para café da manhã (geralmente sobra, vai para geladeira e fica para o café do dia seguinte). Basta uma caneca, um pote, uma colher para misturar tudo e um microondas. Receita: 1 banana amassada, 1 ovo, 4 colheres de chá de aveia, 2 pitada de canela, 3 min microondas. Depois de pronto, basta virar a caneca num prato (sai fácil) e já cortar em cubinhos.



COOKIES DE CHOCOLATE   
Essa opção é para fazer em casa e levar na viagem. É mega fácil! Receita: misture 2 bananas maduras, meia xícara de aveia em flocos, 1 colher de sobremesa de cacau 100%. Molde em forma de cookies numa assadeira. Asse a 180° por 30 min (fique olhando pois varia conforme seja o seu forno).




CUPCAKE DE BANANA E PASSAS
Para quem tem paciência de cozinhar, vale a pena fazer e colocar na marmitinha. Precisa ser feito em casa no forno (capaz que rola na airfryer também). No meu caso, vai servir para levar no avião pois vão perecer mais rápido. Receita: bata no liquidificador 4 bananas nanicas maduras, 4 ovos, 1 xícara de uvas passas e 1/2 xícara de óleo ou azeite. Despeje essa mistura numa tigela e misture 1 xícara de aveia, canela e 2 colheres (sopa) de fermento. Ponha umas passas inteiras se o baby gostar. Coloque em forminhas de cupcake ou forma de bolo untada e enfarinhada e asse a 180 graus até o palitinho sair seco.

Bônus Track

Como vamos para o exterior vou ver se acho no mercado os produtos da Beach Nut (papinhas e esses purês de frutas na embalagem pouch), os biscoitinhos da Baby Mum-Mum que são tipo de arroz e os cereais Puffs Gerber (derretem na boca e são indicados para maiores de 8 meses).
.



RESUMÃO

Na bolsa térmica que vai na mão: 1 papinha da vovó, 3 papinhas Papapá, 3 pacotes de biscoitos Papapá, Mirtilo, Uva passa, Bolo de banana de microondas, 1 goiaba e 1 banana, copo 360 com água.

Na mala de despachar: Papinhas da Vovó, Papinhas e biscoitos Papapá, aveia, pasta de amendoim, canela, pacote de peta/biscoito de polvilho, biscoito de arroz, biscoito de tapioca.

Vamos comprar no mercado local: iogurte natural, frutas (banana, mirtilo, goiaba, mamão e uva), ovo, papinha Beach Nut e biscoitinhos da Baby Mum-Mum (esses dois últimos para ele experimentar).

Vamos levar de casa na mala: aveia em flocos, pasta de amendoim, canela (sim, leve pois a marca dos produtos que vai encontrar podem não fazer sucesso com seu baby).

Vou tentar fazer no hotel: 
- Banana amassada;
- Bolo de banana de microondas.

Utensílios na mala: prato, bowls e potes com tampa, talheres, papel toalha, esponja ou uma escova de dente baratinha pra servir à função, detergente, copo 360, caneca (ou aproveite para comprar uma do destino de souvenir).

________________________________

E você, tem alguma dica massa de mais coisas que podemos levar? Me conta aí!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As praias de Ibiza

Tauá Resort Alexânia: vale a pena ir?

Zoo Luján de Buenos Aires: a pior coisa para se fazer na vida