Dicas: dia-a-dia na praia com bebê

 


Acho que pouca gente lembra de se preparar para a parte de conduzir a rotina de um baby durante todo dia na praia. Acha que é só chegar e pronto ou ir embora mais cedo. Vou dar umas dicas do que funcionou com a gente e não limitou muito o nosso aproveitamento, até porque o que a gente mais quer quando viaja com um bebê é praticidade no mais alto nível possível e em todas as situações (o Theo estava com 6 meses, não tinha começado a Introdução Alimentar e nem chupava chupeta e mamadeira). 

Antes de viajar, seja lá para o lugar que for, eu sugiro o início da rotina do banho de chuveiro em casa. O costume dessa prática vai facilitar o banho em qualquer casa, hotel e chuveiro na praia/piscina, etc, além de economizar espaço na bagagem. A gente já tem que levar tanto troço que quanto menos, melhor. 

A rotina de ir no mar
A gente escolhia as vezes em que o Theo entraria no mar de acordo com a orientação de exposição ao sol feita pelos pediatras: antes das 10h e depois das 16h. Muito raramente, entrávamos com ele nesse intervalo, só quando a água estava muito quentinha e o sol mais ameno (ele estava com 6 meses). Então, ele entrava de 2 a 3 vezes na água. O tempo de permanência dependia exclusivamente da vontade dele, quando notávamos que ele estava com sono ou de saco cheio, saíamos.   

Quando eu e o Math entrávamos com ele, um sempre saía antes pra se secar e pegar a toalha dele. Geralmente, eu saia pois como ia resgatá-lo precisava estar com uma roupa seca (levava um vestido extra pra essa troca, bem como uma parte de cima do biquíni extra).  

Ia lá na beira do mar buscá-lo, enrolava na toalha e dali ia direto para o chuveirão. Com o kit chuveirão na mão, aguardava o pai entrar com ele no chuveiro pra tirar o sal, e ia borrifando o sabão pra lavar o corpo e o cabelo. Enquanto ele e o pai brincavam no banho, eu já ia preparando o local para fazer a parte da secagem e troca de roupa. Quando os banheiros não tinham trocador, a gente fazia na mesa mesmo. Forrava a superfície com a fralda de pano, colocava o trocador portátil e aí deitava ele. Ali secava com auxilio da toalha de rosto, passava o hidratante, passava um teco de talco nas partes íntimas pra ajudar a tirar a umidade em seguida o óleo de côco, colocava uma roupa sequinha e seguia o baile. 

Depois disso, ele ia mamar, tirar as sonecas, brincar na areia, passar pelo colo de todo mundo...até dá a hora do dia dele dar outra entrada no mar. Fazíamos sempre a mesma logística e dava super certo. Ele ficava confortável, e assim conseguíamos manter nosso estilo de praia de ficar o dia todo nela.

Alguns receptivos de praia tinham piscina. Quando elas não estavam superlotadas e sujas, entrávamos com ele fazendo a mesma logística. Por isso é bom levar várias roupas próprias pra banho. Dica: quando tirar uma, já põe no sol pra secar (anoite colocávamos os itens molhados pra secar na varanda do quarto, mas por algum motivo, mesmo com a ventania, elas não secavam direito). 

Nunca deixávamos ele com alguma roupa molhada e sempre reforçávamos os protetores solares. Eu indico usar um com barreira química e outro com física (veja aqui).

A gente organizava a ida para a praia em kits, eram eles: 

Brinquedos e bugigangas aleatórias
Numa sacola dessas ecológicas de mercado (leva dobradinha na mala), colocávamos a bóia, brinquedos de água/praia, tipo de plástico ou borracha e a barraca-piscina. Assim era fácil transportar esses itens tanto na ida quanto na volta quando estavam molhados e sujos de areia. Também jogávamos nessa sacola todos os itens que estivessem molhados. 

Mochila de maternidade
Nossa "bolsa de maternidade" sempre foi uma mochila. Compramos uma da Skiphop de neoprene e a prova d'agua. Lá dentro estavam: fraldas descartáveis, sacolas de roupas (separamos as roupas em sacolas diferentes pra não ficar tudo solto e misturado lá dentro). Tinha a sacola de roupas de calor (uns 3 bodys de manga curta, short...), roupas de frio (sempre levava um jogo de calça+body manga longa, meia), roupas de molhar (levava uns 3 jogos de roupas de piscina com proteção UV para a cada ida ao mar ou piscina), toalhas (a dele de praia e a do hotel), kit chuveiro (com um dispenser spray com shampoo/sabão liquido diluído em água, talco em pó, toalhinha de rosto, fralda de pano, trocador portátil, óleo de côco, hidratante corporal, pente).

Resumindo, chegávamos na praia cedo e saíamos por volta das 17h/18h. O Theo sempre tirava suas sonecas no colo do pai nos redários. Dali geralmente íamos jantar no centro de Maragogi ou no nosso hotel. Se organizar direitinho, todo mundo curte a praia e não precisar ir embora mais cedo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As praias de Ibiza

Tauá Resort Alexânia: vale a pena ir?

Zoo Luján de Buenos Aires: a pior coisa para se fazer na vida