Japaratinga e Maragogi, em Alagoas



Japaratinga é uma cidadezinha tranquila que fica entre São Miguel dos Milagres e Maragogi no estado do Alagoas. Essa região é chamada de Costa dos Corais e posso dizer que é uma joia rara que temos no nosso país. Eu não me lembro de ter ido em nada igual aqui no Brasil e com certeza foi um lugar muito especial para levarmos nosso baby pela primeira vez no mar. 

Entenda aqui como escolhemos esse destino para ser a primeira viagem do nosso filho. 


HOSPEDAGEM

Escolhemos o hotel Vila de Taipa Exclusive Hotel pois as recomendações, principalmente, em relação às comidas eram ótimas (tinha até opções veganas). Eles tem o restaurante Cia da Lagosta que inclusive é aberto a não-hóspedes. 

Suas instalações são bem instagramáveis e os funcionários educados e solícitos. As duas gatinhas do hotel são uma atração a parte. O serviço, como todas as nossas experiências em outros restaurantes, é mais devagar e confuso. Parece ser uma característica de todos, inclusive em vários locais a taxa de 10% do serviço não vai para os funcionários. Antes de pagar a conta certifique-se disso e dê a gorjeta "por fora" aos garçons.

Resumindo, o hotel é bom, a comida é boa, e a praia também faz jus. Indico! Principalmente para casais e para quem alugar, assim como nós, um carro para rodar pela região.

Para quem vai com bebês, não tinha berço, mas colocaram uma cama extra que juntamos e deu certo no final. Tinha uns gato pingado de crianças, mas claramente a predominância era de casais e grupos de amigos.

Eles estão finalizando um novo hotel em Maragogi, então de repente vale a pena dar uma olhadinha nele: Villa Pantai Boutique Hotel (cuidado pra não confundir com o de São Miguel dos Milagres). Eu hoje indicaria a hospedagem na praia Ponta de Mangue, pela qualidade do mar. Em segundo lugar, algo na Praia de Antunes, e em terceiro na Praia de Barra Grande. Todas na região de Maragogi.

Tudo fica muito próximo então dá para explorar bem a região (não repetimos nenhuma praia e nem fomos em tudo).

Dica de hoteis em cada praia que vi e estavam em ótimos pontos de praia (sem muvuca e com um mar lindo):

Ponta de Mangue: Grand Oca Maragogi (um all inclusive bom para famílias)

Antunes e Barra Grande: Pousada Rangai e Anttunina Pousada Spa (ambas são pousadas muito gourmetizadas)

Camacho: Pousada Camurim Grande (não posso falar da praia pois não fui. Ela é bem famosa, tem day use e um restaurante topzera)

Obs: só indico em relação às suas localizações pois não me hospedei para avaliar outros quesitos.

Para quem tem crianças mais velhas, fica a dica do Japaratinga Lounge Resort. Ele fica num ponto bem isolado e não é "pé na areia". Tem a rodovia entre ele e a praia. Geralmente os resorts têm muitas atrações bacanas para crianças, além de recreadores para cuidarem delas (rsrsrsrs). Sinceramente não sei se vale a pena pagar o preço alto de um resort no caso de ter um bebezinho. 

PRAIAS

O esquema é bater perna e visitar cada dia uma praia (se possível). Alugar um carro é bom por isso. Mesmo com um baby de 6 meses nós conseguimos estabelecer essa rotina e olha que nem conseguimos conhecer tudo porque faltou dia. 

As próximas dicas são de barracas, restaurantes ou receptivos para ficar em cada uma das praias. Elas irão valer para quem tem crianças/bebês ou não. Levamos em consideração os melhores pontos de praia, infraestrutura, cobrança de day use, aglomeração, facilidade de acesso/estacionamento.

Obs: Os próprios moradores se confundem com os nomes das praias. Ninguém sabe direito onde termina uma e começa a outra.

TURQUESÔMETRO
Impressionante como essa região de Alagoas realmente é o Caribe Brasileiro. Eu fiquei pasma!

Em nível de coloração da água vou enumerar as praias com águas mais turquesas que vimos:
1. Ponta de Mague (Maragogi)
2. Antunes (Maragogi)
3. Barra Grande (Maragogi)
4. Praia da Lage (São Miguel dos Milagres)
5. Burgalhao (Maragogi)
6. Pontal do Boqueirão (Japaratinga)
7. Bitingui (Japaratinga) 

Dica: cheque a tábua de marés da cidade que for visitar e selecione os dias que estiverem mais baixos. Nessa região, a maré baixa proporciona experiências maravilhosas de piscinas naturais. Combinando com o tempo ensolarado ainda rola uma degradê surreal no mar em praticamente todas as praias. Padrão Caribe assim como é conhecida a região ("Caribe Brasileiro").


RESTAURANTES

Sempre acabávamos nossos dias indo jantar em algum restaurante no centro de Maragogi ou no nosso hotel em Japaratinga, além dele destaco o Russo Bar que tinha opções veganas, sushi, carnes, massas, yakissoba, frutos do mar...de tudo e para agradar todo mundo. Fora o ambiente que é mara.

Na avenida principal de Maragogi tem uma diversidade bem democrática de restaurantes, bares, lanchonetes. Com certeza vai achar algo por lá.

Lembre-se de perguntar se os 10% vão para os garçons, se não for, pague a gorjeta "por fora".

CAMINHO DE MOISÉS

Essa atração, vale dizer gratuita, é uma das coisas mais malucas que já vi na vida (tipo a experiência de andar mar adentro para chegar em Rocky Cay em San Andres na Colômbia). 

Na maré baixa um grande caminho de areia se abre mar a adentro e dá pra caminhar por toda sua extensão. No meio do caminho tem jangadas vendendo comida e bebida, sorvete, cenários para fotos...é bem legal. Quanto mais cedo você chegar, mas rasa está a água e mais fácil é se deslocar.

É uma delícia a experiência e dá para ir crianças e idosos. Só tome cuidado para não esquecer da vida e deixar o nível da água subir muito. Caminhar com a água alta é muito cansativo para as pessoas que tem mais dificuldade de locomoção. 

Confira a tábua de marés para saber o melhor horário de ir. Quanto mais próxima de maré 0.0, melhor.
Vale lembrar que quando a maré sobe não fica nenhum ponto de praia acessível, a não ser nos restaurantes que ficam ao lado do Caminho de Moisés que citei acima.

SÃO MIGUEL DOS MILAGRES

São Miguel fica super próximo à Japaratinga. A única questão logística é que temos que atravessar um pedaço de rio numa balsa (cuidado que isso pode influenciar na sua logística e horários). 

Fizemos um bate volta para a Praia da Lage e valeu super a pena. Lá também tem a formação de piscinas naturais que dá pra ir andando ou pagando pra ir de jangada para pontos mais afastados. 

Se tiver folga no roteiro, se hospede em São Miguel e depois em Maragogi. Se quiser uma tranquilidade a mais, opte por Japaratinga. 


OUTRAS ATRAÇÕES

Como estávamos com Theozinho resolvemos não fazer nenhum passeio de barco por precaução. Ainda assim, segue uma lista de várias outras atrações que dá pra fazer por aquelas bandas: 

  1. Croa de São Bento em Japaratinga;
  2. Piscinas Naturais em Japaratinga;
  3. Mirante de Japaratinga;
  4. Passeio de encontro com os Peixe Boi em São Miguel dos Milagres;
  5. Piscinas naturais em São Miguel dos Milagres;
  6. Passeio de bugre pelas praias de São Miguel dos Milagres;
  7. Piscinas naturais de Maragogi;
  8. Caminho de Moisés em Maragogi;
  9. Passeios de bugre pelas praias de Maragogi;
  10. Feirinha de artesanato na rua da praia no centro de Maragogi;
  11. Rua de restaurantes na rua da praia no centro de Maragogi.

ALUGUEL DE CARRO

Fez toda diferença ter um carro para rodar toda região. Dá para fazer muita coisa com os passeios de bugre, mas, sinceramente, ir com seu carro é massa pois dá vontade de ficar em todas as praias (e os passeios tem limitação de tempo). É uma comodidade que vale a pena o investimento ainda mais quando se tem um baby (inclusive dê uma mapeada nos hospitais mais próximos para o caso de emergências).

Alugamos na Unidas antes da viagem por meio do site da Rent Cars. Como estávamos em 4 pessoas  + 1 baby, pegamos um Duster principalmente por conta do bagageiro. Me surpreendi pois ele é muito imenso e deu super certo. 

Confesso que achei bem demorado o trâmite de retirar o carro, que começou no saguão do aeroporto de Maceió e terminou no pátio da empresa ali perto. 

A piada foi em relação à cadeirinha de bebê mas essa história eu conto em outro post. O relato sobre essa viagem de carro do aeroporto de Maceió até Japaratinga eu conto aqui. 

Viagem: 2021 (Setembro/Outubro)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As praias de Ibiza

Tauá Resort Alexânia: vale a pena ir?

Zoo Luján de Buenos Aires: a pior coisa para se fazer na vida