Postagens

Mostrando postagens de Setembro, 2014

Vaticano, na Itália

Imagem
Bom, como todos sabem, o Vaticano é uma cidade-estado (a menor do mundo) que é sede da Igreja Católica e é governada pelo Papa. Vale dizer que é um "país" independente e soberano. A população é de 800 pessoas e a economia sobrevive do apelo turístico do Museu do Vaticano, dos serviços dos correios e de donativos. A segurança do Papa é feita pela guarda suíça, e seu uniforme é algo bem peculiar, com cores vivas e totalmente diferente de tudo que já vimos; pelo que andei pesquisando, o design da roupa é assinado por Michelangelo. 
O Vaticano é parada obrigatória para que vai a Roma, inclusive tem algumas paradas de metrô que ficam bem pertinho dele. A visita se resume-se basicamente em ir ao Museu do Vaticano e à Basílica de São Pedro
Na Europa, todos os museus são gratuitos aos domingos, inclusive o Museu do Vaticano. Então vale pensar um pouco se é ou não uma boa decisão ir visitá-lo no domingo. Eu e minha família fizemos isso e não me arrependi (mesmo que tenha ficado co…

Pisa, na Itália

Imagem
A cidade de Pisa fica a poucos minutos de trem de Florença e vale ao bate-e-volta para conferir sua famosa torre inclinada. 
A maioria vai até lá só para ver a Torre de Pisa e depois cai fora. Eu acho meio radical essas coisas, e apesar de ter feito isso em virtude da escassez do tempo, acredito que pode ser uma cidade que tenha muito mais a oferecer. 
Enfim, vá para a estação central de trem de Florença e compre apenas o bilhete de ida para Pisa (para não ficar se espremendo no tempo caso tenha um horário de volta para cumprir). Minha dica é ir de manhã cedo para almoçar em algum restaurante gostosinho em Pisa. 
Chegando na estação de Pisa, é fácil pegar informações e tomar um ônibus até a Piazza del Duomo onde está a catedral e a torre pendente de Pisa. A torre é toda feita de mármore branco, patrimônio mundial da UNESCO e foi restaurada e estabilizada (por mais duzentos anos) por conta do seu apelo turístico. Dá para subir e ter uma vista de toda cidade, também dá para visitar a c…

Florença, na Itália

Imagem
Eu conhecia muito pouco de Florença quando fui para lá, mas coincidentemente hoje na minha aula de mestrado estudamos um livro de Maquiavel, um ilustre florentino e que tem uma estátua merecida no Palazzo Vecchio. Florença (Firenze) é a capital da Toscana, berço do renascimento italiano, patrimônio mundial pela UNESCO, cidade natal do Pinocchio e uma das cidades mais belas do mundo de acordo com a Forbes
Realmente é uma cidade linda e que merece ser explorada a pé. Acho que três dias podem ser suficientes e ainda é ideal incluir um bate e volta (de um turno) para a cidade de Pisa
Me hospedei no Soggiorno Santa Reparata que é um Bed & Breakfast, ou seja, uma penzione, tipo um hostel na casa de uma família italiana. Lá eles tinham um épico quarto com cinco camas e o café da manhã era uma delicinha. A localização era boa e acho que super vale a pena. 
Ande bastante e use ônibus apenas para subir até a Piazzale Michelangelo que fica na parte mais alta da cidade e que oferece uma …

Veneza, na Itália

Imagem
Conhecer Veneza para mim foi quase como conhecer Paris, aquela mistura de ilusão com realidade. É impressionante estar presente numa cidade de que tanto ouvimos falar, tanto vemos fotos, etc. É muito surreal ver que existe!
Veneza é o tipo da cidade que em dois dias dá para se conhecer bem. Desça na estação central de trem e vá se perdendo pelas ruelas. 
Ficar hospedado na cidade pode realmente ser caro, muita gente fica nas cidadezinhas do lado como Pádova ou Mestre, e aí fazem o deslocamento de vai-e-vem via trem ou ônibus. Eu fiquei num apê alugado em Veneza mesmo e acho que se for possível, é a melhor opção. Fiquei no Venice Apartments, dê uma olhada aqui.
O sistema de transporte é muito legal, é feito pelo Vaporetto. Você paga um cartão de 48h e pode andar livremente com ele. É como se fosse o metrô de Veneza, existem as paradas espalhadas por toda cidade e ele passa de tempo em tempo. Ele é 24h mas durante a noite os intervalos são bem maiores, é bom ficar de olho. 
O segredo é…

Lido - Paris

Imagem
Em praticamente toda cidade que visitamos nas férias tem um show típico para apresentar um pouco da música, dança e cultura do local. Em Buenos Aires tem o show de tango, em Sevilha os de flamenco, e em Paris os "musicais cabaré".
É aquele mesmo esquema de sempre, um teatro muito fino e com uma decoração primorosa. Dessa vez resolvemos conhecer o show do Lido, uma famosa apresentação musical que fica num teatro na avenida chiquérrima Des Champs-Elysées (com um metrô na porta). São mesas e você pode fechar um pacote com jantar ou sem jantar (apenas com uma garrafa de champagne). Os preços são bem salgados, é aquele programão típico de turista mesmo. Escolhemos ir sem jantar, ganhamos a garrafa de birita, uma mesa colada no palco, muitos flertes com os homens (e mulheres) da apresentação - sim, eles meio que flertam com você. Até porque a mesa era tão perto que eu me senti no show várias vezes, se eu soubesse tinha caprichado mais na maquiagem, inclusive. Bateu uma fominha, e…

Paris - parte 2

Imagem
Este post é um complemento do Post Paris - parte 1, meu primeiro relato sobre a cidade ainda em 2009. 

...dessa vez me hospedei numa região completamente contrária da que fiquei em 2009 (La Villette) e também por mais dias. 
Fiquei no bairro de Porte D'Ivry, e me hospedei no Kyriad Paris Sud - Porte D'Ivry. O hotel fica há uns 10 minutos da estação de metrô e e numa região tranquila. Em Paris o importante é ficar perto do metrô, sempre. Era um hotel digno e decente, nada demais.

Nesse mês de maio tava rolando um friozinho básico, mas com muito sol e uma necessidade louca de muito protetor solar. 
Essa ida foi muito imporante para eu valorizar a minha primeira vez em Paris, pois fiquei "muito menos" tempo e fiz um roteiro com minha prima que foi de enlouquecer qualquer um. Fizemos cada minuto daqueles dias render mais do que humanamente podiam. Dessa vez, por obra do destino (e olha que nem acredito tanto assim nele), encontrei uma amiga que coincidentemente conheci l…